Páscoa em novo formato – Revista SM/ Supermercado Moderno

Hábito do brasileiro dita novas “regras” para o consumo na data. Os ovos de chocolate têm seu mercado cativo, mas sem os volumes do passado. Isso muda tudo: o foco da indústria e as compras do varejo

Aquela Páscoa de parreiras extensas, ovos de chocolate grandes e versões caras está ficando para trás. A Páscoa sempre será importante pelo seu significado cristão para o brasileiro e pela magia que entrega às crianças, porém o seu tamanho se tornou menor do que no passado recente. A crise econômica explica parte dessa mudança. Mas existem outras razões. O shopper hoje se preocupa com o consumo excessivo de açúcar por suas crianças. As famílias guardam na memória a sobra de ovos presenteados por pais, tios, avós e padrinhos, o que representa gasto e um desperdício nada educativo. As lojas especializadas tornaram-se concorrentes fortes dos supermercados. E os chocolates em tablete e bombom ganharam espaço graças ao baixo desembolso – aliás, foram as redes sociais que ajudaram a estimular o consumo ao comparar o preço do quilo do chocolate ao dos ovos de Páscoa. Resumo: a indústria reduziu produção como um todo e aumentou a oferta de ovos com menor gramatura, mais baratos, e com brinquedos menores.

“Ajustamos o portfólio para evitar sobras e excesso de promoções”, diz André Laporta, gerente da Nestlé, uma das empresas que mudaram a estratégia. A Arcor também está investindo mais em ovos de tamanho menor e preço de até R$ 19,90, além de elevar oferta de tabletes e bombons”, segundo Lais Colla, gerente de chocolate. Diante da nova realidade, os varejistas se adaptam. Alguns já estão a todo o vapor. Confira!

Novas atitudes
Carvalho e Fernandes – 46 lojas – (PI)

“Fazer sempre a mesma coisa é prejuízo na certa. Vamos ser mais pró-ativos diante das mudanças de comportamento do consumidor. Já definimos várias iniciativas que misturam o tradicional ao novo”
Sérgio Silva Coordenador de trademarketing

Estratégias

  • Iniciar a exposição de ovos logo após o carnaval
  • Seguir trabalhando com mais ovos de até R$ 19,90
  • Promover ações nas redes sociais que estimulem público a ir até as parreiras
  • Expor barras de chocolate e caixas de bombom na seção de vinhos e em ilhas
  • Expor os chocolates em pontos extras e pontas de gôndola na entrada das lojas
  • Montar toca do coelho com o apoio dos fornecedores

Mudança de foco
Bistek – 18 lojas – (SC)

“As barras de chocolate e as caixas de bombom oferecem margem menor do que a dos ovos, mas não exigem queima de preço ao fim da sazonalidade. Essa é uma vantagem que vamos explorar”
Matheus Rocha Gerente comercial

Estratégias

  • Dobrar a compra de barras de chocolate e caixas de bombom em relação aos meses normais
  • Oferecer caixas de bombons de maior valor agregado
  • Incrementar o sortimento de barras com versões sem lactose e maior teor de cacau
  • Disponibilizar kits de caixas de bombom e barras de chocolate para presente
  • Trabalhar com expositores verticais
  • Preparar as lojas com, no mínimo, 30 dias de antecedência da Páscoa

Reduzir mix
Futurama – 7 lojas – (SP)

“Seja pela concorrência com as lojas especializadas ou pela crise, o fato é que a cada ano a Páscoa fica mais complicada para os supermercados. Varejistas e fornecedores ainda precisam pensar juntos num melhor rumo para a data. Mas o Futurama já tomou decisões para enfrentar a nova realidade”
Antonio Ferreira de Souza, o Toninho Gerente de loja

Estratégia

  • Reduzir sortimento de ovos de marcas tradicionais
  • Trabalhar com mais marcas alternativas de preço acessível e qualidade
  • Reduzir sortimento de ovos acima de 500 gramas, em especial de 1 kg
  • Manter apenas uma parreira por loja, duas a menos do que em 2016 e 2017
  • Elevar sortimento de ovos de 200 g a 250 g, de maior giro

Maior criatividade
Super Apolo – 7 lojas – (RS)

“A Páscoa é muito tradicional nos supermercados. Quando a data se aproxima, os clientes querem ver a loja decorada. Por isso, em momentos de queda nas vendas, é preciso usar a criatividade para preparar a exposição e as ações de marketing”
Antônio Cesa Longo – Diretor do Apolo e presidente da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados)

Estratégia

  • Expor brinquedos de até R$ 50 embaixo das parreiras
  • Oferecer cestas de Páscoa para presente com itens sazonais
  • Reduzir em 10% a compra de ovos de Páscoa e o tamanho das parreiras
  • Reduzir mix de ovos com brinquedos (muito caros)
  • ?Elevar sortimento de barras de chocolate importadas e versões gourmet
  • Ampliar a exposição de barras e caixas de chocolate em 10%.

Ref: Revista SM / Viviane Sousa – viviane.sousa@sm.com.br – 06/02/2018