APROVADA ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL – NOVAS MUDANÇAS!

Rotulagem-Nutricional-Frontal

Todos já sabem e esperam as novas regras para Rotulagem Nutricional dos alimentos, que irão modificar muito a rotulagem dos produtos, principalmente quanto a declaração de nutrientes, uso de rotulagem nutricional frontal e alegações nutricionais.

Em 16/09/2019 a Anvisa realizou duas consultas públicas (CP 707 e CP 708) que contou com total de 23.435 indivíduos ou instituições, representando os principais setores da sociedade impactados pela matéria. Ao total foram 82.158 contribuições

A consulta foi finalizada, dados foram consolidados e dia 02/10/2020 foi publicada o Relatório Consolidado das Consultas Públicas No 707 e 708/2019. Os resultados e decisões da Anvisa sobre alterações, inclusões, exclusões e correções com base nos comentários e sugestões realizadas durante a consulta públicas, resultaram em um documento de 175 páginas.

Em 07/10/2020 exatamente as 17:47h a ANVISA aprovou os textos das minutas (links abaixo). A publicação deverá ocorrer nos próximos dias.

Minuta de Resolução da Diretoria Colegiada

ROP-19-Item-2.4.7-Rotulagem

Minuta de Instrução Normativa

ROP-19-Item-2.4.8-Rotulagem

São várias as modificações. Abaixo as principais modificações da Nova Minuta de Resolução da Diretoria Colegiada e de Instrução Normativa.

Resumo:

  • Nas definições foi mantida a Maltodextrina e adicionado o “melado, rapadura, caldo de cana” como exemplos de açúcares adicionados. Porém os “açúcares naturalmente presentes nos leites e derivados” e em “sucos integrais, em sucos reconstituídos e em sucos concentrados” foram considerados como exceção para açúcares adicionados;
  • As definições de “alegação nutricionais sem adição” e “alimento de referência” e “serviço de alimentação” estão mais claras;
  • Adicionadas definições de “elementos da tabela de informação nutricional”, “embalagem múltipla”, “ponto (pt)” e “superfície disponível para rotulagem”;
  • Para produtos B2B (processamento industrial e destinados aos serviços de alimentação) poderá conter na tabela de informação nutricional qualquer quantidade de vitamina e mineral presente no produto (Art. 6º);
  • As quantidades não significativas de valor energético e de nutrientes previstas no Anexo IV na Minuta de IN não se aplica às fórmulas infantis, fórmulas para nutrição enteral, produtos destinados exclusivamente ao processamento industrial e produtos destinados exclusivamente aos serviços de alimentação” (Art. 7º, § 2º);
  • Não há mais definição para tamanho de porção de alimentos que requerem preparo conforme orientações do fabricante;
  • Inclusão de utensílios dosadores disponibilizados no alimento pelo fabricante como medida caseira (Art. 11, inciso I);
  • Para nutrientes sem VDR definidos, o espaço para declaração do respectivo %VD deve ser deixado vazio (Art. 12, § 1º);
  • Orientações mais clara para a tabela de informação nutricional em embalagens múltiplas e unidades de alimento (Art. 13);
  • Melhor definição e extensão do entendimento para “superfície contínua”. No caso de embalagens com ângulos obtusos em que é possível seguir a informação pelos ângulos, dois ou mais painéis podem ser considerados como superfícies contínuas (Art. 14, § 2º);
  • Os suplementos alimentares, produtos destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação, bebidas alcóolicas, fórmulas infantis não necessitam ter a coluna de 100g na tabela de informação nutricional (Art. 15, § 1º, inciso I);
  • As fórmulas infantis, fórmulas para nutrição enteral, produtos destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação e bebidas alcoólicas cuja declaração da informação nutricional seja realizada apenas por 100 ml não terão coluna do %VD (Art. 15, § 1º, inciso II);
  • Para utilizar os modelos simplificados não existe mais a necessidade de ter pelo menos 4 nutrientes em quantidades não significativas;
  • Inclusão do Modelo Linear na tabela de informação nutricional (Art. 17, inciso I) e modelos vertical e horizontal quebrado;
  • Novos modelos de rotulagem nutricional frontal;
  • Para produtos com embalagem com painel principal inferior a 35 cm2 a rotulagem nutricional frontal é opcional;
  • Alteração das tolerâncias do conteúdo da informação nutricional (Art. 33);
  • Apenas 1 tabela para limites de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio;
  • Prazo de 24 meses para adequação dos produtos e 36 meses para algumas categorias (alimentos produtos por agricultor familiar, por empreendimento econômico solidário, por microempreendedor individual e por agroindústria artesanal);
  • Os alimentos fabricados por agricultor familiar, empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário e microempreendedor individual devem apresentar tabela de informação nutricional;
  • Inclusão de nomes alternativos e abreviações para os constituintes da tabela de informação nutricional;
  • Modificação da forma de expressar valores não significativos;
  • Redução dos alimentos constantes nas tabelas de determinação do tamanho das porções;

FONTE: https://alimentusconsultoria.com.br/aprovada-rotulagem-nutricional-frontal-novas-mudancas/

The Invisible Women Behind our Chocolate

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This report was written by David Taylor, drawing on research by Dafni Skalidou and Léna Prouchet.

For more information please contact:

David Taylor
Policy Manager, Fairtrade Foundation david.taylor@fairtrade.org.uk

fairtrade.org.uk

Fairtrade Foundation,
5.7 The Loom, 14 Gower’s Walk, London E1 8PY

Tel +44 (0) 20 7405 5942 Email: mail@fairtrade.org.uk

Acesso abaixo:

The-Invisible-Women-Behind-our-Chocolate

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12ª edição do Encontro Sabores e Saberes

A 12ª edição do Encontro Sabores e Saberes ocorrerá entre os dias 17 e 18 de setembro de 2020, ano em que a UFRJ completa 100 anos de existência. O tema central da 12º Encontro Sabores e Saberes será “Perdas e desperdícios de alimentos- da produção ao prato” conjugando o tema às propostas temáticas das Nações Unidas que decretaram 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade, entendendo que as perdas e os desperdícios de alimentos têm impacto negativo para a economia global, para a população e para o meio ambiente do planeta. O Encontro é uma realização do Instituto de Nutrição Josué de Castro e da Agência UFRJ de Inovação, com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ, com apoio do Sistema de Alimentação/Restaurantes Universitários e da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ. 

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A programação completa do evento está em http://saboresesaberes.injc.ufrj.br.

Nosso pôster, abaixo, pode ser também acessado em http://saboresesaberes.injc.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/08/Poster-T-15_page-0001-min-768×1024.jpg. O artigo completo está disponível aqui no nosso site (http://mfsp.com.br/noticias/).

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COMUNICADO DO SIAL SOBRE MUDANÇA DA DATA PARA 2022

Everyone in the SIAL Paris team has remained fully mobilised to support businesses and provide them with this export springboard which is so keenly awaited to get the economy back on track. To enable such an international event to take place during this pandemic-hit period, we put together a multitude of initiatives to safeguard individual and collective safety and maintain the quality of business exchanges and inspiration:

  • Deployment of a ruthless public health protocol
  • Reinforcement of personal and public transport services
  • A hybrid offer to enable everyone to interact within the event
  • Multiple studies and surveys (XTC, Kantar, Gira, Make.Org, etc.) to share with our community and support changes in the food industry.

However, the latest developments in the state of affairs worldwide and the uncertainties arising from them have led to a substantial shift in opinion among our audiences that we have consulted in recent days, with a majority now wishing to see the event postponed.

To guarantee food professionals an experience that lives up to their expectations, SIAL Paris is therefore postponed to 2022, when it will take place from 15 to 19 October

In keeping with our mission, it remains our firm intention to keep in touch with our market and accompany the recovery and the transformation of food industry market players. At each edition, we decipher the market and the trends emerging in the world food sector, and we have tirelessly reinvented ourselves over more than 50 years as the imperative go-to figure in the food industry.

We will consequently be offering a series of new events from October 2020 onwards dealing with major global issues, trends and innovation that are set to shape the food industry of the future.

These highlights will include major international and exclusive studies, conducted by the expert partners of SIAL: Kantar, ProtéinesXTC and Gira. Cutting edge analysis of leading trends and how they evolve over time, based on a three-pillar approach: Customer expectations, Product innovation and Out-of-home food service behaviour.

Furthermore, we will continue to expand our global network to offer regional growth platforms with major annual gatherings in China, Canada, Indonesia, India and the United Arab Emirates.

Relying on the loyalty and support of all our exhibitors and visitors, we will put the two years ahead to good use to prepare an even more inspiring and efficient SIAL 2022!

Thank you for your continued support and we wish all of you a successful and swift return to business.

 

Atualização da Tabela I – Inclusão de Embalagens

TABELA I – Tendências, Hábitos e Comportamentos / Cenário COVID-19 [a coluna EMBALAGEM, representa as implicações para fornecedores e usuários dos diversos tipos de embalagens]

TENDÊNCIA HÁBITO COMPOR-TAMENTO EMBALAGEM
[i] QUARENTENADO NO CASULO Faça você mesmo; cozinhar; trégua ao alimento industrial e ao plástico proteção; bem-estar; cuidado; afeto; segurança; praticidade; medo Ganha importância como elemento de proteção e segurança; rotulagem clara e eficiente; embalagens dos alimentos industriais que facilitem dosagem, aquecimento, acondicionamento, descarte, reciclagem, etc.; constatação da maior quantidade de embalagens descartadas; deve gerar maior consciência para reciclagem
[ii] ATRAVÉS DAS JANELAS Compras online; streaming e lives (culinários ou não); formatos digitais de relacionamento; banda larga proteção; prudência; segurança; resiliência; medo Compras online recebidas em casa geram mais itens de embalagens para proteção e transporte dos produtos; constatação da maior quantidade de embalagem descartadas; deve gerar maior consciência para reciclagem
[iii] SIMPLES ASSIM Fornecedores e abastecimento local e próximo; pequenos produtores; menos pode ser mais; suprimir etapas compaixão; bem-estar; solidariedade; simplicidade; cuidado; afeto; segurança; confiança; empatia; medo Oportunidade para repensar toda cadeia de embalagem, com especial redução dos materiais = economia circular (redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia); valorização do design; incremento dos materiais biodegradáveis, compostáveis e reutilizáveis
[iv] VIDA IMUNE Alimentação e suprimentos que reforcem a imunidade e o bom humor (mood food); comida saudável e sustentável (orgânica, biodinâmica, integral, vegana) prevenção; bem-estar; biossegurança; prudência; cuidado; proteção; esperança; medo Ganha importância como elemento de proteção e segurança; deve gerar maior consciência para reciclagem
[v] FOOD SERVICE IN HOME Delivery alimentar; afastamento do restaurante a quilo; espaço alimentar readequado; comer fora, mas em casa segurança; distanciamento; precaução; resiliência; cautela; medo Delivery geram mais itens de embalagens para proteção e transporte dos produtos; constatação da maior quantidade de embalagens descartadas; deve gerar maior consciência para reciclagem; novos tipos de embalagens para atender os restaurantes tradicionais, take away (to go), ghost restaurant e grad and go
 [vi] TRADE DOWN Adequação do orçamento familiar através da eliminação e/ou troca de marcas e produtos; priorizar o essencial economia, segurança; confiança; cautela; medo Readequação das embalagens dos alimentos industrializados, trazendo inovações, alternativas de materiais e reduções de custos; embalagens menores
[vii] PARA MIM, PARA OS MEUS Indulgência; beliscar; mais doce; mais chocolate; álcool para a mão e para a cabeça; fantasia afeto; autopiedade; reconhecimento; fuga; medo Constatação da maior quantidade de embalagens descartadas; deve gerar maior consciência para reciclagem
[viii] ENTRE MÃES E MÉDICOS O equilíbrio entre a comida feita em casa e livre de restrições (liberdade + prazer + sabor) e a medicalização do alimento disseminada por médicos e nutricionista (restrição + imunidade + ciência) dúvida; incerteza; prazer; bem-estar; medo Constatação da maior quantidade de embalagens descartadas; deve gerar maior consciência para reciclagem
[ix] NÃO SOPRE AS VELAS DO BOLO Higiene; lavar as mãos, as compras, os alimentos …; menos cru, mais cozido prevenção; segurança; cuidado; biossegurança; medo Facilidade de higienização passa a ser uma nova e importante função das embalagens; informações de validade e lote resistentes a substâncias químicas e água; sistema de fechamento mais herméticos; bolos já fatiadas e embalados poderão ser a nova maneira de montar um bolo de aniversário com possibilidade de soprar as velas; embalagens devem passar a fazer parte das mesas festivas, não somente com a função decorativa, mas também como função de proteção e segurança; maior uso de embalagens, que implica em maior consciência para uso de matérias biodegradáveis, compostáveis e reutilizáveis e programas de reciclagem

 

  • A Lei 99/2019, sancionado em 13 de janeiro de 2020, pela prefeitura da cidade de São Paulo, proíbe estabelecimentos comerciais de fornecerem utensílios plásticos aos clientes, como copos, facas, garfos, pratos, mexedores de bebida e varas para balões. Os estabelecimentos terão, segundo a lei, até janeiro de 2021 para se adequar à norma.
  • Take away ou to go, termo mais usado em USA, expressam o mesmo tipo de serviço, que tem relação com a compra de alimentos e bebidas, de forma rápida e prática para consumo durante o trajeto do consumidor, mas também podem ser consumidos no local. Em geral são refeições rápidas, tipo café da manhã e lanches.
  • Grad and go, o consumidor “pega” (daí o termo “grad and go”, que em inglês significa pegar e levar) e leva para consumir posteriormente. Os pratos, geralmente, ficam expostos em prateleiras refrigeradas ou aquecidas, usando embalagens práticas e descartáveis, que permitam a visualização. Apresenta refeições variadas, do café da manhã ao jantar. Alguns estabelecimentos têm locais para aquecimento com mesas e cadeiras para o consumo no local.
  • Ghost restaurant, restaurante fantasma, também conhecido como dark kitchen ou restuarante virtual, é um serviço de produção de alimentos que oferece apenas comida para viagem, solicitada por sistema online e entregue através do uso de serviço terceirizado. O consumidor não pode comprar suas refeições pessoalmente nem consumir nos locais de produção. As cozinhas podem ser compartilhas com outros restaurantes.