Açúcar de Coco

acoco

Tem feito parte da culinária e do grupo das ervas medicinais usadas no sudueste asiático por muito tempo, sendo um dos adoçantes mais saudáveis e dos melhores substitutos do açúcar pelos benefícios que oferece.

É extraído do fluido das flôres da Palma de Coco, quando as folhas são colhidas, o seu nectar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira ficando um caramelo espesso, ao esfriar é triturado em pequenos cristais. Estes cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas.

É muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns comercializados, tem elevada quantidade de Potássio, Magnésio, Zinco e Ferro e é uma fonte natural de Vitaminas B1, B2, B3 e B6.

O sabor é muito parecido com o sabor do açúcar castanho, mas tem um indice glicémico muito mais baixo (Gi=35), sendo assim menos perigoso para a saúde que o açúcar normal (Gi=68). Isto quer dizer que o Açúcar de Coco produz uma libertação lenta de energia e não produz os altos e baixos do açúcar.

tabÍndice Glicêmico

É um fator que diferencia os alimentos, de acordo com a quantidade de moleculas de glicose presentes em cada um e está diretamente relacionado com a Glicemia (nível de açúcar circulante no sangue).

Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificá-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a libertação de insulina pelo pâncrea, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar.

Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicémico, e os que afetam muito, de alto valor glicémico.

A insulina é um hormômio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos, onde, no figado, se deposita na forma de glicogênio. Este depósito, entretanto, têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídeos, que serão armazenados sob aforma de gordura. Caso o indivíduo continue ingerindo alimentos de alto IG, o seu organismo começa a adquirir resistência à insulina, uma vez que o seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.

Fonte: http://www.biosamara.pt/produtos_adocantes_acucar_de_coco.php